O que aprendi assistindo Carros? Filme da Pixar
fevereiro 22, 2023Me peguei (re)assistindo todos os filmes da Pixar, produtora que sou apaixonado desde os filmes até a história de criação da empresa que pode ser lida no livro Criatividade S.A.
Para ser mais preciso, sou fã da Pixar desde 1995 quando assisti Toy Story pela primeira vez ainda muito criança. Desde então, não perco uma produção da Pixar e/ou Disney.
E uma das coisas que mais me cativam nessas produções é que não são apenas filmes animados, mas sim, lições de vidas. E só percebi isso profundamente depois de estar (re)assistindo os filmes depois de adulto com certa experiência de vida. Com base nessa (re)leitura dos filmes irei compartilhar com vocês o que podemos extrair de cada filme desse universo fantástico.
Hoje irei começar com o filme Carros (Cars, no original) que nos ensina valores muito importantes para o convivo pessoal e profissional, pois o protagonista começa a história sendo um jovem promissor carro de corrida que desde muito novo já demonstra talento fora do comum, inclusive superando diversos concorrentes que estão há um bom tempo no ramo de corridas.
Pois bem.
Pelo fato de ser bom no que faz, o personagem acaba por ganhar destaque, fama, visibilidade na imprensa e tudo que vem em anexo a essas coisas fazendo com que ele passe a agir de forma arrogante, pretenciosa e desleal. Desmerece os amigos, patrocinadores, colegas de trabalho, bem como a equipe e sempre deixa claro que trabalha sozinho sem ajuda de ninguém (embora não seja verdade).
Porém, algumas adversidades começam a ocorrer (e não irei detalhar para não dar spoiler do filme) e com o desenrolar da história o personagem principal começa a perceber o que suas atitudes estão causando a si mesmo e nas pessoas ao seu redor, fazendo-o tomar conhecimento de que a vida não é apenas da forma que nosso ego enxerga e nos faz crer que é, é muito maior que isso, é preciso uma visão externa de quem somos e o que fazemos.
E ao perceber seus erros e acertos após algumas lições de vida, a sua história de vida começa a tomar um rumo diferente e se tornar aquilo deveria ser desde o inicio.
Com base nessa síntese lhe pergunto: quantas vezes você já viu ou ouviu falar de uma pessoa que se acha melhor do que as outras por seu status, dinheiro, beleza, fama etc? Aquela pessoa que quer fazer tudo sozinha porque se acha um máximo ou quer receber todos os créditos sozinha?
Pois essa é a realidade relatada no filme. E qual seu sentimento em relação a este tipo de pessoa ou situação?
A propósito, pode acontecer de às vezes nós mesmos agir dessa forma sem nos darmos conta, porém assistindo o filme e estudando as atitudes do personagem e aprendendo junto com ele a se auto avaliar é possível identificar eventuais problemas e corrigi-los assim como o filme ensina (é muito mais que um filme infantil).
O que eu aprendi assistindo Carros é que fama, dinheiro e sucesso podem ser bons (muito bons) mas não servem para nada se não tivermos amigos e não formos uma boa pessoa para utilizar desses atributos para distribuir aos outros o bem que podemos fazer com o que temos ou com o que somos.
Por: Felipe.
0 comentários