04 Filmes jurídicos que valem a pena - Parte 03
fevereiro 13, 2023
As indicações de filmes jurídicos aqui do blog são os posts mais visualizados no Instagram, por isso reuni mais filmes com uma temática jurídica extremamente relevante e excelentes filmes do gênero. espero que você goste.
1) A VIDA DE DAVID GALE
"Ninguém que olha através do vidro enxerga uma pessoa e sim um crime. Não sou mais David Gale, sou o assassino estuprador. - Gale"
Um filme bastante importante no cenário americano no que diz respeito a pena morte. O filme conta a história de um professor de filosofia (gênio da filosofia diga-se de passagem) e militante das causas contra a pena de morte que acaba, em decorrência de alguns eventos, condenado a pena de morte.
Parece ironia, não é mesmo?
O filme se passa 4 dias antes da sua execução, onde ele chama uma jornalista para contar a sua história e pedir ajuda pois ele é inocente e não deveria ser morto justamente por aquilo que ele tanto lutou contra durante a vida.
Até aí parece um roteiro simples (e até pode ser) mas ao decorrer da história coisas inesperadas começam a acontecer e os fatos são desdobrados de uma forma totalmente (ao menos para mim) contrária a linha exposta até então. Verdadeiro plot twiste de respeito.
Além do mais, nos levanta um reflexão bastante interessante sobre "quando o Estado tem que começar a rever suas atitudes?", antes ou depois que o problema estoura?
Filme que vale bastante a pena para quem gosta de direito e também para quem gosta de filosofia.
2) UM SONHO DE LIBERDADE
Confesso que das recomendações deste post essa é a que menos me chamou a atenção, inclusive dormi em alguns momentos e tive que voltar o filme. Mas, isso não retira dele a mensagem que passa sobre o cenário jurídico americano mas que não difere muito do nosso aqui no Brasil, muito pelo contrário.
O filme nos demonstra sutilmente e coisas que podem acontecer dentro de um sistema prisional e que muitas pessoas não tem noção de que acontecem. Tudo começa quando um homem é condenado pela morte de sua esposa e seu amante, mesmo que não houvesse provas ele foi condenado (coisa comum no Brasil) e quando chega a prisão começa a desenrolar o contexto do filme.
Embora meu paragrafo inicial possa ter sido desanimador não se deixe levar pela minha experiência com o filme, pois o meu tipo de filme jurídico preferido é os que tem debates acalorados em júris, o que não é o caso desse, porém, ele demonstra coisas como por exemplo como uma pessoa pode ser percebida como inocente pelo seu jeito de ser, forma de andar e se portar, assim como, demonstrar que a liberdade embora seja um sonho para muitos pode ser um pesadelo para outras que não conseguem se ver fora daquele local ao qual já se sentem pertencentes.
3) FILADÉLFIA
Esse filme trata de uma tema muito importante, principalmente para os anos 90 e anteriores, no entanto a crítica social que ele nos trás serve para os dias de hoje tanto no sentido de refletir o que as pessoas passaram no passado e para ter uma pequena noção do que algumas pode passar ainda nos dias atuais.
O filme conta a história (sem spoilers) de um advogado homossexual portador do vírus HIV (AIDS) que é demitido da noite para o dia sem uma explicação adequada. Por corolário lógico ele ele contrata um advogado para processas a empresa por descriminação em decorrência do preconceito que o levou a ser despedido.
Esse contexto já torna o filme bastante interessante, mas ele ainda melhora quando o advogado que ele procura para fazer sua defesa é um advogado negro que tem preconceito contra homossexuais e portadores da doença que ele possuí. Porém, coisas acontecem que fazem com que o advogado resolva lutar contra seus preconceitos e defender o colega advogado no Tribunal.
Durante o julgamento diversas teorias são levantadas por ambas as partes e que externalizam o preconceito velado que existia (e ainda existe) na nossa sociedade.
Ainda, a participação dos advogados nos interrogatórias sob um olhar técnico é muito interessante, pois os questionamentos são bem legais as formas de perguntas bem elaboradas e, em que pese seja diferente do estilo brasileiro de processo, é bastante incentivador.
Filme que vale muito a pena assistir para refletir e se tornar uma pessoa um pouquinho melhor.
4) Infiltrados na Klan
Esse filme não tem diretamente conteúdo jurídico como os outros que resumi acima, onde a história dos filmes envolve erro judiciário, sistema carcerário e julgamento de ações no Tribunal, mas entendo extremamente relevante o cenário demonstrado, pois trata de uma realidade que atingiu e ainda atinge muito a nossa sociedade em diversos cantos do mundo.
O filme trata sobre racismo e como os ditos "supremacistas branco" tratam as pessoas que eles consideram inferiores. Em que pese se trate de um filme, dramaturgia e roteiro cinematográfico a realidade do que aconteceu no passado (e ainda acontece) é exatamente aquilo mostrado no filme.
E acredito que ter conhecimento dessas coisas que acontecem ao nosso redor, e que, por vezes, não temos conhecimento ou não temos conhecimento suficiente dos bastidores é informação necessária para um operador do Direito conhecer, afinal, nós trabalhamos com a justiça.
Uma breve síntese do filme - sem spoilers - é que um policial se infiltra na organização chamada Ku Kux Klan para estudar o modus operandi e evitar atentados cometidos por eles e nessa trama da para se ter uma boa noção de como eles agem e do que acontece no mundo real.
Um filme que vale muito a pena.
Essas foram as indicações de hoje, espero que sejam proveitosas.
0 comentários