05 coisas que aprendi estudando para a OAB que você PRECISA saber

janeiro 04, 2023


Hoje sentado na mesa do meu escritório de advocacia mexendo nas redes sociais vejo diversas postagens que me dão um pouco de nostalgia e um pouco de gatilho mental, pois são sobre a famigerada prova da OAB.

Postagens vindas de estudantes e bacharéis nervosos, aflitos e ansiosos por esse momento tão divisor de águas na vida do estudante de direito que não basta o diploma para atuar, é preciso passar nessa maldita prova.

Conforme acompanho algumas postagens e converso com alguns estudantes lá na página (debatedireitoig) começo a ficar nervoso e ansioso junto e relembro de tudo que passei na época dessa prova.

Porém, após alguns anos da aprovação consigo retirar algumas lições que se tivessem me falado naquela época talvez minha vida tivesse sido mais fácil e tivesse que ter tomado menos medicação hehe

Por isso me sinto na obrigação de compartilhar com vocês 05 coisas que percebi estudando para a OAB e que podem te ajudar a superá-la com mais tranquilidade. 

E o que são essas coisas?


1. Parece pior do que é;

Uma prova com 80 questões objetivas em quase todas as áreas do Direito e você tem que acertar pelo menos 50% da prova para passar para a segunda fase. Na segunda fase você terá que fazer uma prova subjetiva redigindo uma peça prático profissional que muitos advogados não sabem fazer e ainda responder diversas questões de casos concretos de forma subjetiva e tirar, no mínimo, 6 pontos de um total de 10. E para piorar, o índice de aprovação não chega a 30% dos examinados.

Essa é a forma que o estudante toma conhecimento desse exame e, assim, parece realmente um bicho de sete cabeças impossível de passar, até porque, pelas estatísticas 70% das pessoas reprovam.

MAS ISSO PARECE MUITO MAIOR DO QUE REALMENTE É!

Existem diversos cursinhos e vídeos grátis no YouTube para você estudar, existem também diversos aplicativos que te ajudam a estudar e a resolver questões, sem contar que você pode fazer simulados e as provas antigas que estão a disposição na internet.

Quando você começa a estudar e fazer simulados você começa a entender que não é tão difícil assim e que se mais da metade reprova é por falta de estudo e dedicação e não pela dificuldade em si da prova, vai por mim, a prova da OAB não é tudo isso que parece.


2. A parte mais difícil é o psicológico;

Muito bonito o que tu escreveu Felipe, mas sendo assim porque cerca de 70% das pessoas reprovam, ein?

Essa é uma pergunta que você poderia estar querendo me fazer e a resposta é bastante simples: emocional.

As pessoas que reprovam no exame da ordem tendo estudado, se dedicado, resolvido os simulados e pagando cursinhos é porque não conseguem controlar o emocional, ficam muito nervosos e ansiosos e a parte emocional acaba afetando e atrapalhando a parte racional.

Conheço pessoas muito inteligentes que estudam 10x mais que eu e reprovaram na prova por causa do estado de ânimo, a pressão da família (e da vida) e por tais fatores acabam esquecendo algumas partes do conteúdo, confundido outras etc.

Então, além de estudar você precisa preparar o seu emocional e nervosismo para a prova, lembre-se disso.


3. As questões se repetem;

O exame que fui aprovado foi o XXX e quando estava estudando fazia parte dos meus estudos refazer as provas antigas e consegui treinar nos exames XIV, XV, XVI, XVII, XVIII e o XIX, fora todas as questões aleatórias e simulados que realizei.

Com isso pude perceber que as questões se repetiam com uma frequência considerável. Claro que ela não se repetia ipsis litteris, ou seja, com os enunciados e respostas iguais, mas o conteúdo era o mesmo, por vezes até o exemplo da questão era igual só mudava o nome das pessoas, cenários e datas. 

Dito isso, passo direto para o próximo tópico...


4. Fazer as provas antigas é uma das melhores formas de estudar;

A melhor forma de estudar para a OAB é fazendo provas antigas e questões, porque você aprende como funciona a prova, pega costume com o manuseio e tempo para resolver, além de não ser pego desprevenido no dia da prova, pois quando chegar o dia de verdade vai ser só mais um dia como se de simulado fosse e sua mente vai estar preparada porque aquilo já virou rotina.

Recomendo bastante o aplicativo OAB de Bolso para isso.


5. Parar de estudar dois dias antes da prova;

Outras coisa que percebi também é que muitas pessoas deixam para estudar pouquinhos dias antes de fazer a prova e acabam não vencendo a matéria e, por vezes, por causa da ansiedade e insegurança levam os estudos até o ultimo dia antes da prova mesmo que já tenha estudado bastante.

Nesse cenário recomendo que você comece a estudar para a OAB pelo menos 45 dias antes do exame e não estude nos dois últimos dias, no máximo revise seus pontos com maior dificuldade.

Se você não aprendeu em 45 dias não vai ser em 48 horas que isso vai acontecer. Estudar matérias novas nesse curto período só vai servir para corroborar com o que falei no item II e abalar seu emocional.

Essas foram as 05 coisas que aprendi após fazer o exame, espero que elas possam te ajudar de alguma forma. Me deixa seu feedback lá no meu instagram @felipe.s.macedo, ficarei feliz em saber como você se foi na prova.

You Might Also Like

0 comentários