As minhas 05 melhores leituras de 2021

dezembro 15, 2021


Ler é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para o nosso aperfeiçoamento e isso é inegável. No entanto, muitos não tem o hábito de ler e não sabem por qual livro começar ou quais livros ler.

Por isso, trouxe nessa postagem as cinco leituras que fiz em 2021 e quero compartilhar porque valem - bastante - a pena e, acredito, que possa ser útil para você. Espero que goste das dicas e leia sem moderação.

1. Geração de Valor 


Um livro extremamente interessante, em todos os aspectos, desde o design de cada página, que torna a experiência de quem lê algo interativo e divertido até a excelência do conteúdo escrito. Sem contar que é uma leitura bem fácil e cativante.

O autor, Flávio Augusto, é uma pessoa extremamente militante contra a mediocridade, o conformismo, a zona de conforto e todas essas condutas e atitudes que nos impedem de conquistar os nossos objetivos e mudar de vida.

Não considero um livro de “autoajuda”, muito pelo contrário, é um livro que incomoda porque nos é jogado uma série de verdades que muitas vezes sabemos mas fingimos não saber em nome da zona de conforto e trás também vários conselhos de como lidar com isso e abrir os olhos para a mudança.

Você com certeza irá encontrar no livro muitas críticas ácidas e também levar pauladas na sua consciência com cenários de vida que você vai se identificar e a partir da leitura vai querer mudar a sua atual situação.


2. Me Poupe


Dentre as mais diversas culturas que temos no Brasil (e não são poucas), poupar um dinheirinho, definitivamente, não é uma delas!

Mas ok, você pode alegar que o brasileiro tem uma média salarial mensal muito baixa e não sobra nenhum tostão para investir. Certo? Pensar assim não é de um todo errado, mas não concordo. 

Começar a poupar e investir dinheiro não significa, da noite para o dia, investir mensalmente 150 a 300 reais na bolsa de valores para ficar rico no futuro. Não, não mesmo.

Poupar dinheiro, daqui a pouco, pode ser monitorar seus gastos mensais e daqui a pouco cortar uns gastos bestas que você tem durante a semana com chiclete, salgados, pastéis, roupas que você não precisa de verdade, enfim. E lá no final do primeiro mês sobrar uns 20, 25 reais. Esse é o primeiro passo para começar a pensar em investir! 

E isso a Nathalia ensina com maestria no livro Me Poupe.

Outra coisa importante e necessária é falar sobre investir. Quem vê de fora acredita que investimento é comprar ações da Magazine e Luiza, Bradesco, Petrobras etc, e ficar rico. Mas, isso é só o final da caminhada.

Como assim? Explico. Você pode investir em você comprando livros e cursos para aperfeiçoar seu potencial profissional e com isso gerar mais dinheiro. Investir em conhecimento de educação financeira para aprender a lidar com o dinheiro e a fazê-lo multiplicar. Várias são as possibilidades de investir.

Você precisa mudar seus hábitos relacionados ao dinheiro e a Nathi te ajuda nisso e ajuda em mais coisas como:

  • Fale sobre dinheiro
  • Tenha um objetivo
  • Defina prioridades
  • Faça seu dinheiro trabalhar por você
  • Invista em conhecimento
  • Leia, leia, leia muito


3. A Sutil Arte de Ligar o F@da-se


Uma das melhores obras de “autoajuda” que já li.

Independentemente de você curtir ou não os livros chamados de autoajuda, esse tem uma abordagem totalmente diferente dos outros livros desse nicho. Já começamos pelo título que resume a ideia do livro que realmente é tacar o fodase para os problemas, mas de uma forma pensada.

Como assim? Se você tem um problema, isso não é ruim ou o fim do mundo. Começa a ser ruim quando é problema para você ter um problema.

Entendeu?

Todos nós, você, eu vamos ter problemas para lidar diariamente e tá tudo bem, isso não é ruim, não é a razão para desistir de tudo, pelo contrário. Se você tem problemas e adversidades para resolver significa que você está lutando no caminho certo e que vai te levar a algum lugar.

O livro enfatiza e explica detalhadamente o porquê você deve tacar o fodase para os seus problemas e não deixar que eles te afetem. 

O autor não traz fórmulas mágicas, não promete resultados, não diz que você vai ter sucesso se agir assim ou assado, ele só te ensina a mandar os problemas se foderem e resolvê-los quando possível e que as derrotas não são um problema são parte do jogo.

Vale muito a pena a leitura, principalmente se você não lida bem com seus problemas.


4. Filosofia Para Corajosos


Você às vezes, assim como eu, pensa que a vida está passando rápido demais? Que estamos vivendo no piloto automático?

Que não temos o costume de parar e refletir sobre a vida e outras questões importantes do mundo em que vivemos?

Pois então, eu tinha, e, confesso, por vezes ainda tenho essas neuras, mas melhorei muito com minhas leituras na área da filosofia, pois é um ramo do conhecimento, que, em primeiro lugar é a mãe de todas as ciências, e em segundo nos convida a refletir sobre tudo e sobre todos.

Filosofia, filosofar, é colocar um grande ponto de interrogação (de pergunta) em todas as situações da vida e questionar tudo para que possamos entender, compreender, mudar, acrescentar etc, evoluirmos como um todo. Mas não temos esse costume, porque é dificil, nos exige sair de várias amarras e levantar a bunda da zona de conforto, o que pode parecer assustador.

Por isso, o livro Filosofia para Corajosos do Ilustríssimo Luiz Felipe Pondé é sensacional para ingressar nas leituras de filosofias ou aperfeiçoar o conhecimento prévio na área, pois ele nos faz refletir sobre questões do nosso cotidiano, que, por vezes, nem percebemos que podíamos refletir a respeito.

  1. O que estamos fazendo aqui no mundo? 
  2. Existe vida após a morte? 
  3. Se Deus não existir, tudo é permitido?
  4. Existe evolução moral na humanidade?
  5. Dinheiro compra amor verdadeiro?
  6.  A democracia é uma boa mesmo?
  7. Mulher gosta de homem fraco e pobre? 
  8. Vale a pena ser honesto? 
  9. O que é melhor: um filho ou um cachorro?
  10. Ter conhecimento faz de você uma pessoa melhor? 

Vale muito a pena.

5. Armas da Persuasão


Lendo assim parece que é algo ruim “Armas da Persuasão: como influenciar e não ser influenciado”, mas é que a verdade que persuadir não significa necessariamente uma coisa ruim. Imagine como se fosse um super poder que você pode usar para o bem, mas também pode usar para o mal, fica ao seu critério.

Mas é extremamente importante ter conhecimentos das habilidades de persuasão, pois, se não for para usá-las, que seja para se defender quando alguém usa conosco, e vendedores fazem muito isso, demais! Claro, os bons vendedores.

Mas quais são essas “armas” da persuasão?

São atributos simples que todo ser humano pode aplicar, seja por já possuir uma habilidade específica de comunicação, seja por desenvolvê-la. 

Alguns dos tópicos do livro, por exemplo, são esses:

1º Princípio: Reciprocidade

2º Princípio: Comprometimento e Consistência

3º Princípio: Aprovação Social

4º Princípio: Afeição

Uma vez que esses princípios forem aprendidos e colocados em prática, você se tornará uma melhor melhor. Com esses e outros princípios ensinados no livro você aprenderam um pouco da arte de influenciar e de não ser influenciado. Vale a pena.

Aproveitem essas leituras da melhor forma possível.

You Might Also Like

0 comentários