Área boa para começar na Advocacia Criminal

maio 19, 2021


O medo de começar na advocacia de forma autônoma é real e inclusive muito justificável. Só aprendi isso depois que larguei meu emprego em escritório para começar o meu próprio. Realmente não é uma coisa fácil. Mas vale muito a pena.

Depois que você decide que irá destinar sua vida na advocacia, em carreira solo, começa a surgir os primeiros dilemas: por onde começar? Como começar? O que fazer?

Pulando a parte inicial que começa com a estrutura física do escritório que se você quiser um texto específico dessa parte avisa lá no insta @felipe.s.macedo que eu providencio um texto específico bem detalhado.

Vamos partir do pressuposto: como conseguir clientes?

Para conseguir clientes em inicio de carreira não é uma tarefa fácil, afinal, por que alguém escolheria um novato para por sua liberdade ou seu patrimônio em risco?

Essa etapa de aprovação é bem difícil, mas você não pode desistir. Invista em cursos de especialização e marketing pessoal/profissional que aos poucos você vai conquistando a confiança do publico. Mas enquanto isso, existe um nicho muito, mas muito interessante e que poucos, bem poucos advogados gostam de atuar na área criminal, e isso pode salvar sua vida em inicio de carreira.

Essa área é trabalhando na Vara de Execuções Criminais (VEC). Você sabe o que é isso? Na minha faculdade ninguém nunca nem tocou no assunto.

Quando uma pessoa é processada, julgada e condenada no processo crime e a condenação transita em julgado ela precisa cumprir a pena, certo?

Nesse momento o processo que vinha transitando em um vara criminal do fórum é transferido para a vara de execuções criminais onde terá um juiz responsável pela execução das penas dos condenados.

E como ganha dinheiro com isso?

Uma realidade do nosso país (e de muitos outros) é que os presos são abandonados a própria sorte nas penitenciárias e acabam esquecidos pelos seus advogados e/ou pela Defensoria Pública.

No entanto, preso também tem direitos!

Preso tem direito a trabalhar, a progressão de regime, livramento condicional, transferência de presídio, consulta médica, retirada de pecúlio etc. Além de sofrer Processo Administrativo Disciplinar por cometer faltas dentro da cadeia e precisar de defesa, recurso etc.

Inclusive, quando existe erro no cadastro das penas no sistema e o preso está cumprindo errado a sua pena é preciso solicitar a retificação.

Existem MUITAS possibilidades. E cada pedido desses não tem um custo muito baixo, pelo contrário, você consegue sobreviver (e bem) se conquistar uma clientela dentro nessa área.

E como eu disse, poucos advogados atuam nessa área, primeiro por ter que frequentar presídios e segundo por NÃO SABER.

E uma vez que você faz esse trabalho para um, esse um espalha dentro do presídio o que você fez, que você se importou e trabalhou por ele. A partir disso seu nome será bem divulgado lá dentro e outros presos irão pedir para o colega (seu cliente) que no próximo atendimento fale para o advogado (você) que tem outros presos querendo uma consulta (que poderá e deverá ser cobrada). E aí, vira uma bola de neve.

Claro que para efetivar um bom serviço nessa área é preciso estudar a matéria e aprender a fazer estes pedidos, porém, não é uma coisa muito extensa e você pode aprender com alguns livros e cursos não muito caros, ficando apto a atuar.

Vale a pena a tentativa, principalmente se você gosta de Direito Penal.

You Might Also Like

0 comentários