Será que é preciso se vestir bem?

março 05, 2021


Muito escuto e/ou leio nas redes sociais  a seguinte dúvida: "Preciso me vestir bem?"

A resposta é bastante simples: Não.

Ninguém é obrigado a nada (senão em virtude da lei), então você tem a liberdade de se vestir como achar que deve.

Porém, toda ação tem uma reação. Toda escolha uma renuncia. Toda opção uma exclusão.

Vivemos em um mundo capitalista que vai analisá-lo dos pés a cabeça para formar uma convicção, antes mesmo de conhece-lo. A primeira impressão será totalmente visual e a partir disso as demandas vão ponderar se você é um bom profissional ou não. Independentemente de sua capacidade técnica. A propósito, em muitos lugares que você frequentar o tratamento que você recebe pode ser diferenciado conforme a roupa que você está usando (falo por experiência própria, adquirida em várias cidades).

Pois bem, partindo dessa premissa, você na condição de advogado ou advogada acha que precisa se vestir bem?

O cartão de visita do operador do direito é a aparência, seja ela física ou digital. Física é referente a forma como você se veste e cuida da sua aparência. E a Digital diz respeito as suas redes sociais, como elas são alimentadas e cuidadas, tanto em design quanto em conteúdo.

Se você precisasse hoje de um advogado criminalista porque um ente querido foi preso e aparecesse dois advogados na sua frente que você nunca viu na vida. Um de camiseta estampada, bermuda e tênis esportivo. Outro de terno completo. Qual passa mais credibilidade? Qual você escolheria? Responda honestamente.

Se a primeira impressão que uma pessoa passa é a visual e se o visual é o cartão de visita dos operadores do direito, você estará em constante avaliação pelo público ao seu redor, onde quer que esteja!

Então sim, eu diria que se vestir bem é mais do que necessário. É obrigatório!

No entanto, uma coisa precisa ficar esclarecida, pois é comum (MUITO COMUM) as pessoas assimilarem como sinônimo "se vestir bem" com "se vestir socialmente". Isso é errado.

Para estar bem vestido você não precisa estar vestindo terno ou roupa social equivalente feminina (confesso que não entendo de roupas femininas para exemplificar melhor).

Claro que no horário de serviço ou a serviço quanto mais social mais autoridade, credibilidade e confiança você passará, seja para o cliente, seja para as pessoas as quais você estará solicitando algum documento etc. Então foque em uma roupa mais social possível enquanto estiver trabalhando.

Fora do trabalho, no lazer, dispense o social, mas se vista adequadamente. O que seria se vestir adequadamente? 

Roupas sóbrias, que sejam coerentes com a sua profissão, pois embora não esteja a trabalho você continua sendo advogado ou advogada. Roupas que combinem, não sejam extravagantes demais, etc.

Claro que se você pensa diferente, eu respeito, entendo e não faz diferença nenhuma para mim. No entanto, o mercado de trabalho julga constantemente, os resultados profissionais são condicionados a quem melhor se adapta as regras do jogo. 

Outro esclarecimento necessário é que se vestir bem, não significa roupas caras ou de primeira mão. Nada impede que você opte por peças de segunda mão, roupas de preço acessível, combinações de roupas simples que podem se tornar excelentes looks. Enfim, use a criatividade.

Dicas de looks casuais masculinos para o dia a dia fora do trabalho:


















Dicas de looks sociais masculinos para o trabalho:









Dicas de looks casuais femininos para o dia a dia fora do trabalho:





















Dicas de looks sociais femininos para o trabalho:




























Observações:

1) Imagens retiradas do Pinterest, por consequência são fotos extremamente elaboradas, mas fica como inspiração para looks.

2) Não perca sua essência. Não deixe de ser quem você é. Se nenhum desses looks fazem parte do seu estilo de vida. Inove, busque mudança e a página lhe dará apoio.

Arrase!

You Might Also Like

0 comentários