Se eu defendo bandidos, CUIDADO. Um dia posso estar defendendo VOCÊ!

fevereiro 18, 2021



Estou na internet produzindo conteúdo de cunho jurídico a mais ou menos uns 4 anos. Isso engloba meu período como estudante de direito, estagiário e atualmente, advogado com forte atuação na área criminal.

E desde o inicio até hoje, uma das coisas que mais escuto e/ou leio é que advogado que defende bandido é bandido. Quem defende vagabundo tem que ser preso junto dentre outras tantas frases derivadas deste tipo de pensamento.

Pois bem.

Sempre defendi que os advogados não defendem as pessoas, nem defendem a atitude errada que elas fizeram. Apenas defendem o direito que elas tem. Todas as pessoas tem.

Porém, enquanto estudante, apenas replicava essa afirmação assim como muitos outros estudantes o fazem porque vemos advogados criminalistas falando isso.

No momento que passei a advogar e atuar em causas criminais de verdade, com pessoas que realmente roubaram, traficaram, mataram etc, pude conhecer a real situação dessas pessoas, dos presídios e da aplicação da teoria do direito na prática.

E realmente, afirmo a você leitor. Nós advogados criminalistas NÃO defendemos a pessoa em si, não compactuamos com o que elas fizeram, não buscamos a absolvição quando não é cabível e não lutamos pela impunidade.

Abro um parênteses: escrevo isso pelos advogados criminalistas éticos, profissionais e que zelam pelo fiel cumprimento da lei. Não pelos garantistas de ocasião ou os coniventes só quando a ideologia política convém.

Vamos partir do princípio que a lei é a mesma para todos, embora a sua aplicação pelo judiciário não seja tão igualitária assim. 

Todos nós temos direitos garantidos pela Constituição Federal e demais leis infraconstitucionais.

Esses direitos garantidos nos impõe alguns deveres, como por exemplo, não matar, não roubar, não traficar, não ofender a honra alheia e todos os demais crimes previstos pelo Código Penal e legislação esparsa, ou seja, são muitos crimes.

No momento que qualquer pessoa comete um crime, ela fica sujeita a todos os procedimentos legais para que sua conduta seja investigada, processada, julgada, revisada e condenada ou absolvida definitivamente para que então sua pena, se for o caso, tenha inicio, meio e fim e sua dívida para com o Estado e a sociedade seja paga.

E isso serve para QUALQUER crime.

Destarte, para que uma conduta seja investigada, processada, julgada etc é preciso seguir as REGRAS DO JOGO, ou seja, a lei processual e os princípios constitucionais e é aí que o advogado entra em campo.

A pessoa que responde um processo não tem voz perante o Estado, por isso precisa de um defensor que será a sua voz.

Nós, advogados, levamos a versão do cliente para dentro do processo e garantimos que as "regras do jogo" sejam cumpridas conforme a lei manda. Se a lei diz que é assim, o advogado vai estar lá para garantir que assim, seja.

Não importa quem é o cliente, não importa sua cor, credo, religião, etnia, o fato cometido, ideologia política NADA. O advogado não se vincula com a pessoa diretamente, mas faz o papel de "escudo" entre o ataque -muitas vezes excessivo- do Estado que, por vezes, tenta desrespeitar as regras do jogo.

"Ah mas essa gente não merece proteção, deixa que o Estado massacre"

Cautela!

O Brasil possui mais de 300 crimes tipificados em lei. E bandido não é somente quem comete roubo, tráfico, agressão física. Qualquer um que violar qualquer dos crimes previstos vai receber esse rótulo e aí você precisa tomar cuidado.

Sabe por quê?

Já vi no Facebook pai de família comentando "Bandido bom é bandido morto". Meses depois atuei em um processo de tráfico que o filho dele era um dos réus.

Já vi gente dizendo que advogado de bandido tem que ir preso junto para aprender a não ajudar na impunidade. E quando foi flagrado pela polícia comprando cocaína ligou para o melhor advogado criminalista da cidade.

Já vi autoridade policial atacar advogados criminalistas nas redes sociais e quando foi executar operação em favela atirou em inocentes e respondeu processo por tentativa de homicídio, para quem o policial ligou?

Soube de um pai totalmente contra advogados criminalistas que descobriu que a filha menor de idade era abusada por um vizinho. O que ele fez? Provavelmente o que a maioria de nós faria. Bateu no abusador até quase a morte. Respondeu processo por tentativa de homicídio, de quem ele precisou?

Nem todo mundo que comete crime é bandido! Pode ser alguém no lugar errado, na hora errada. Pode ser alguém que agiu sob violenta emoção. Um parente viciado que comprou drogas e foi pego. 

Qualquer um de nós, em um mal dia pode cometer um mal passo ou estar no lugar errado no hora errada e acabar por responder um processo crime. 

E quando sua liberdade, seu réu primário, sua ficha limpa, sua dignidade estiverem jogo, com certeza, você vai querer o melhor na sua defesa e não vai ser o melhor advogado civilista e nem um engenheiro... Só um profissional poderá te ajudar... E eles estarão lá por você.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Ótimo artigo. Provavelmente não vou ser advogada,não entrei na faculdade com a intenção de atuar nessa área. Mas é uma profissão linda, e principalmente a área criminal urge de mais respeito. Parabéns ��

    ResponderExcluir