VOCÊ PRECISA SABER ESSAS 05 DICAS DE SEGURANÇA PARA CARTÃO DE CRÉDITO
janeiro 07, 2021
Se você está lendo esse texto provavelmente tens um cartão de crédito, estou certo? E mais provavelmente ainda, você se preocupa com a segurança dele e de seu uso, correto?
Pois bem, ter um cartão de crédito atualmente é quase que uma obrigação, bem como, uma facilitação da vida de nós que somos pobres, né?
Quem não tem cartão de crédito? Os bancos digitais vieram para revolucionar a indústria do crédito e facilitar a sua operação.
Mas claro, toda evolução (principalmente a tecnológica) que vem para o bem, também vem para o mal, e nessa parte devemos estar preparados para não sermos vítimas de estelionatários.
Por isso, separei 05 dicas para você se precaver no uso do seu cartão de crédito e evitar fraudes e incômodos futuros, beleza?
DICA 01 - DADOS PESSOAIS SEMPRE ATUALIZADOS
Seja em banco físico ou em banco digital, tenha sempre seu cadastro com os dados 100% atualizados, tais como: telefone, endereço, RG, CPF, e-mail etc.
Todas essas informações que podem ser usadas para recuperar uma senha perdida, bloquear um cartão roubado, contestar fatura e todas as possíveis eventualidades que possam ocorrer.
É preciso que a financeira tenha certeza que está falando com você e que você tenha facilidade de provar que é você mesmo. E nada melhor para isso que começar com os dados sempre atualizados.
DICAS 02 - FIQUE ATENTO AOS SEUS RECIBOS
Via de regra, quando você compra algo no cartão em estabelecimento físico, a maquininha gera e imprime duas vias do comprovante, uma para o estabelecimento e uma para você.
Sempre pegue a sua via! Nunca a deixe no estabelecimento ou na maquininha.
Certifique-se também, que se houver muito espaço em branco em cima ou em baixo da nota de que você fará um risco a caneta de ponta a ponta para torná-la não reutilizável.
DICA 03 - JAMAIS, NUNCA, NEVER FORNEÇA OS DADOS DO SEU CARTÃO
Parece óbvio, mas o óbvio precisa ser dito. Até porque existem pessoas inocentes no mundo. Jamais forneça o número do cartão, o código de segurança, a data de validade ou mesmo o seu CPF.
Pois com algumas dessas informações, principalmente o número do cartão e/ou o código de segurança, é possível hackers ou pessoas habilidosas fazerem compras online em seu nome.
DICA 04 - NÃO USE SEU CARTÃOZINHO PRECIOSO EM SITES NÃO SEGUROS
Bom, para fazer uma compra online você precisa do que? Fornecer seus dados. Dados suficientes para uma compra.
E o dono do site tem acesso a esses dados se ele quiser. Então, se não for um site confiável, o dono poderá roubá-lo tranquilamente. Pois ele tem acesso a todos os dados preenchidos.
Como saber se um site é seguro?
Procure selos de segurança no rodapé, procure a credibilidade da empresa no site Reclame Aqui ou no Consumidor.gov.br entre outros.
DICA 05 - VERIFIQUE SEU EXTRATO MENSALMENTE
Se você possui um cartão de crédito com aplicativo é mais fácil, pois pode controlar tudo pelo app diariamente.
Mas caso não tenha ou você não saiba usar, vá pelo menos uma vez ao mês no banco checar seu extrato/fatura. Jamais pague uma conta de cartão se saber os gastos detalhados do que você está pagando.
DICA BÔNUS - VEDE O CÓDIGO DE SEGURANÇA
Aqui onde moro quando vou abastecer o carro normalmente pago com o cartão de crédito. E a forma é tão simples que nem preciso descer do carro.
Encosto na bomba, o frentista abastece e na hora do pagamento entrego meu cartão e ele passa na maquininha ali do meu lado mesmo e me entrega para por a senha.
PORÉM, AÍ MORA PERIGO.
Se você pega um frentista bom de memória, com memória fotográfica, ele poderá gravar todos os dados necessários do seu cartão para comprar online.
Já pensou nisso?
Então decore o código de segurança, anote em algum lugar seguro e coloque uma fita para tapa-lo ou pinte, qualquer coisa que o deixe escondido.
DICA BÔNUS 02 - DESATIVE O PAGAMENTO POR PROXIMIDADE
Seu cartão pode ser desses mais modernos que para efetuar o pagamento basta apenas aproximá-lo da maquininha que a conta é -magicamente- paga.
O problema é que existem testes demonstrando que essa aproximação não precisa ser TÃO próxima assim.
Se você estiver em um metrô lotado, com o cartão no bolso ou em uma bolsa e uma pessoa passar com a maquininha perto, o cartão poderá efetuar um pagamento.
FIQUE ATENTO.
Essas rápidas e objetivas dicas foram para te ajudar e refletir um pouco sobre a segurança do seu cartão de crédito.
Tenha cuidado e sempre fique atento. No primeiro problema ou perda contate sua financeira para fazer o devido procedimento de segurança.
0 comentários