NÃO É BOM VOCÊ FAZER ESTÁGIO EM ORGÃO PÚBLICO (em fóruns, promotorias, delegacias etc)!
janeiro 13, 2021Sempre vou insistir nessa ideia e não há quem consiga me fazer mudar meu ponto de vista!
Fazer estágio em órgãos públicos enquanto você ainda é estudante não é bom. É EXCELENTE, na verdade é quase que obrigatório para você ter uma boa chance após se formar!
Como assim? Explico.
Não importa em qual instituição de ensino você curse, não interessa se é pública ou privada. O que realmente vale é o seu interesse naquilo que você pretende ser quando "crescer". É o aluno quem faz a faculdade, é o acadêmico que busca o conhecimento dentro e fora da sala de aula.
Claro que algumas faculdades tem melhores professores, melhores infraestruturas que são um suporte melhor, sim! Mas isso não é tudo, a teoria deixa a desejar quando você vai para a prática exercer sua profissão.
Você nunca teve a sensação de medo de esquecer tudo que aprendeu na hora de atender um cliente?
Isso acontece porque passamos, 4, 5 ou 6 anos estudando centenas de teorias, lendo artigos, doutrinas, resolvendo provas e questões. É uma massificação de conteúdo que apenas ler e resolver questões não é o suficiente para aprender e levar para a vida profissional e sair aplicando na pratica.
Você aprende que matar alguém é crime, pois, está previsto no artigo 121 do Código Penal e tem uma pena de 6 a 20 anos, certo?
Mas a faculdade não te ensina as peculiaridades do caso em concreto. Não te ensina a ter emocional e raciocínio rápido e lógico para resolver problemas concretos que caem no seu colo e que a teoria e os livros não te ensinam a resolver.
A doutrina processual ensina as regras direitinho de como funciona cada processo, cada tipo de ação, cada prazo etc. Mas na pratica, muitos, MUITOS MESMO, dos procedimentos processuais não são respeitados.
E você só aprende isso quando vai à luta e descobre que a parte não faz a contestação no prazo certo, o recurso não é admitido, o cartório não emite seu alvará porque o servidor está de licença. Que a audiência de custódia não vai acontecer em 24h da prisão porque falta magistrado.
Que as prisões preventivas não vão ser revistas a cada 90 dias e quando você suscitar isso vai ter seu pedido indeferido pelo magistrado, pelos próprios fundamentos já exarados.
Você vai descobrir que a fundamentação de muitas prisões preventivas não precisam ser tão fundamentadas assim e nem tão idôneas. MUITAS coisas que na teoria é um conto de fadas, na prática se torna um filme de terror.
PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO
Há uma esperança para te ajudar! FAÇA ESTÁGIO EM ÓRGÃO PÚBLICO OU PRIVADO.
Por quê?
Uma vez lá dentro você conhece os "trâmites", você sabe o modo de trabalhar dos servidores, juízes etc. Você sabe onde e como pisar.
Faça amizades sempre! Porque com amizades você tem um contato facilitado. Não queria escrever isso, e acho bastante triste, mas como meu propósito é ensinar, não posso omitir essa verdade e fingir que não existe.
As pessoas "legais" que fazem amizades dentro dos órgãos público e efetivam contatos tem mais facilidade do que outras pessoas.
Quanto por mais órgãos públicos você passar, mais preparado para a pratica você estará. Ainda me atrevo a dizer que um aluno de Direito que sempre fez estágio em todos os órgãos e foi interessado e dedicado está mais preparado para a prática profissional que aquele que estudou muito somente a teoria.
A advocacia é saber onde pisar, com quem falar e quando pedir. E a melhor e mais rápida forma de conseguir isso, é fazendo estágio.
Já na área pública, caso seja o seu objetivo. Os estágios vão te ensinar o ofício. Já vi servidores de cartório e oficiais de justiça recém chegados aprendendo com os estagiários mais antigos.
Já vi estagiários fazendo sentença com redação melhor que de juízes. E promotores pedindo um help para o assessor que aprendeu quando foi estagiário.
Então, esta nas suas mãos decidir. Busque um estágio, pense no seu futuro, mesmo que voluntario é um investimento a longo prazo que vale a pena.
0 comentários