Nunca vai ser só pelo dinheiro - Texto sobre o amor pela advocacia
dezembro 01, 2020O advogado tem um estigma perante a sociedade de um profissional falcatrua, mercenário, que leva vantagem a todo custo e em todas as ocasiões.
Principalmente o advogado criminalista, que além de ostentar os adjetivos já citados, ainda carrega em sua bagagem afirmações como: “defende bandido é bandido também” “advogado de bandido é tudo um lixo” “quem defende criminoso merece morrer” dentre outros tantos, muitas vezes, vindos até de colegas de profissão.
Dois textos desse blog podem ajudar na compreensão desse texto:
Pois bem.
Existem advogados assim? Claro que sim.
Profissionais que só pensam no dinheiro? Com certeza!
Advogado bandidos? Vários.
Que não se importam com a vida do cliente? Conheço muitos.
Mas não é sempre assim! Existem advogados comprometidos com a justiça, com o certo e mais do que isso.
Na advocacia criminal existem advogados que almejam a recuperação do réu, que buscam salvar sua vida, não só no plano processual, mas também no plano material e espiritual.
Nós, muitas vezes dedicamos tempo e dinheiro para estudar, aprender e descobrir formas e alternativas de poder ajudar os cliente e seus familiares para que possamos transformar as suas vidas para melhor.
E as drogas é um mal que atinge muitos adolescentes de todas as cores, credos e religiões. Destroem famílias de todas as classes sociais e origens.
Embora eu seja um jovem advogado, na área criminal os processos de tráfico são os que mais aparecem, indubitavelmente é a maior demanda dentro da esfera criminal.
Desde apreensões de traficantes com centenas de quilos, até usuários com menos de 01 grama no bolso. Todos processados, julgados e quando for o caso, condenados. E não podemos fechar os olhos e fingir que injustiças não acontecem ou que são raras. Elas acontecem debaixo dos nossos narizes diuturnamente!
Mas além de lutar pela justiça, por um processo justo e uma pena adequada, bons advogados tentam mais do que isso, tentam abrir os olhos do cliente para que ele veja onde está se metendo, o risco o qual está expondo a sua família e amigos e tentar tocar lá no fundo consciência do jovem para que, se houver tempo, poder salvá-lo desse submundo das drogas.
Sabemos que não é fácil, uma luta quase perdida, mas enquanto existir um pequeno risco de esperança, vale a pena tentar. E se ao menos 1 a cada 100 jovens envolvidos com a justiça, for salvo, já cobre qualquer cifra de honorários que podemos receber.
0 comentários