Advogado Criminalista, por quê?
novembro 29, 2020
Muitas pessoas me questionam o porquê de gostar tanto da área criminal dentro do Direito. A resposta é de fácil entendimento, porém de difícil compreensão.
Vejamos, a área criminal, com ênfase no advogado criminalista é muito atacada pela sociedade de bem, pelo cidadão que cumpre ipsis litteris a lei, e tem uma boa conduta em sociedade e não os julgo por olharem a advocacia criminal com desdém, afinal, nunca precisaram enfrentar a justiça e o rigor das leis, isso é ótimo, porém, faz com que não conheçam a realidade do poder, as vezes justo, as vezes tirano, daqueles que administram a justiça.
Uma das profissões que mais admiro no poder público, é sem dúvida alguma, o de Promotor de Justiça, cargo que acho lindo (único cargo inclusive, que eu prestaria concurso), seguido pelo cargo de Juiz de Direito.
São profissões fantásticas que têm um encargo muito pesado em suas mãos, o primeiro de fiscalizar o cumprimento da lei e fazer justiça em nome da sociedade. O segundo de julgar a vida e o destino daqueles que extrapolam os limites legais.
É de conhecimento notório que a justiça brasileira é "atulhada" de processos, fazendo com que magistrados e promotores tenham uma carga excessiva de trabalho, sobrecarregando sua produtividade e desempenho, porque no Brasil temos o costume de judicializar TUDO, absolutamente tudo.
Ta Felipe, mas o que isso tem a ver com a advocacia criminal?
Pois então, esse entupimento das vias judiciárias faz com que juízes e promotores fiquem cada vez mais "robóticos" com decisões e manifestações padrões para casos em concreto, fazendo com que nasça injustiças em certas sentenças ou pedidos de condenação -excessivo- por parte das promotorias. Isso quando, não tomam decisões motivados pela "justiça social", ou seja, por aquilo que a sociedade clama ou mesmo por interferência da mídia.
E onde esse tipo de "erro" mais prejudica?
Sim, nos processos criminais!
Por quê?
Porque a maioria das pessoas não se importa com aqueles que, por algum infeliz motivo, vem a cometer um ilícito penal. E aí para a maioria da população "bandido bom é bandido morto". Não importa o crime, nem a gravidade, "são bandidos e merecem tudo de pior".
Alguns até podem merecer, porém, muitos, talvez a maioria, que A MÍDIA NÃO MOSTRA porque não tem um poder aquisitivo e/ou influência social que gere repercussão geral e por isso não gera dinheiro para a imprensa, sofrem os rigores de penas mais severas do que merecem, regimes carcerários em desacordo com o crime, prisões ilegais, prisões irregulares.
Querem um exemplo gritante?
Essa ultima decisão do STF proibindo a prisão automática após condenação em 2ª instancia, sem entrar no mérito da decisão, mas o ex presidente Lula, no outro dia estava solto, assim como diversos outros políticos também.
Mas agora e as pessoas não tão afortunadas, será que já estão soltas? As pessoas que não podem pagar os melhores advogados criminalistas com poderes políticos, já estão livres? Será que um dia serão?
É minha gente, o advogado criminalista tem um papel fundamental dentro do Direito, que é fazer valer o Direito daqueles que não podem enfrentar juízes e promotores de igual para igual, que não tem voz perante a justiça e nem perante a sociedade, que particularmente os odeiam, apenas pelo "rótulo" de bandido.
Uma reflexão que sempre gosto de deixar para as pessoas:
Você nunca pode garantir que nunca irá matar, pois somos animais, temos instintos e no momento que ferirem nossos entes queridos, que estivermos dominados pelo ódio, vamos atacar e podemos matar, lesionar, etc. Ou mesmo que tenhamos um filho ou uma filha envolvido com drogas, mais cedo ou mais tarde, serão pegos pela justiça.
Qualquer desses casos entre outros, vamos estar a mercê do Estado. Para a sociedade, não importa o crime, você pode ser um assassino ou alguém que vende pirataria, um estuprador ou um usuário de drogas, um traficante ou um ladrão, um culpado ou um inocente, mas estará no mesmo saco, o saco dos bandidos.
E só quem acreditará em você e poderá provar sua inocência ou fazer que você cumpra sua pena na medida da sua culpabilidade e não em excesso, na falha do poder público, é o advogado criminalista!
0 comentários