Nos dias atuais expressar a opinião própria é um problema, principalmente se for no campo das redes sociais. A manifestação do pensamento gera atrito, discórdia, discussão, muitas vezes tóxicas, porque as pessoas não estão sabendo lidar com quem pensa diferente.
Em tempos onde as minorias tem voz (e que bom que a tem), para defender suas lesões advindas do Estado e/ou de extremistas das classes majoritárias acabou vindo no pacote o extremo oposto, pois a partir do momento em que não concordamos com quem pensa diferente, nos tornamos alvos de agressões verbais, até físicas, por pensar diferente das minorias.
Existem as pessoas que lutam por seus Direitos com razão e ímpeto, mas também tem uma parcela que está só pela bagunça e descarregar o ódio em pessoas com posicionamento diverso do seu. O que muita gente não entende é que tudo na vida tem dois lados, assim como a maioria ofende e ataca as minorias com comentários agressivos, a minoria também o faz contra a maioria, porém, muitas vezes atinge gente que não tem nada a ver com a discussão. A famosa "ofensa perdida".
Por uma pessoa ser adepta aos ideais diferentes do seu, não lhe da autorização para ataca-la, pois embora o pensamento seja diverso, se existir respeito, o ataque se torna injusto, ilegítimo. Aí entra uma confusão entre termos que a grande maioria da população não consegue distinguir:
A diferença entre pré-conceito e discriminação
O preconceito é uma opinião pré concebida sobre determinada pessoa, grupo, assunto, etc. Todos nós temos preconceitos e isso é inegável! Apessoa que alega não ter preconceitos ou está mentindo ou não sabe essa diferença ao qual estamos tratando. Todos nós temos em nossas cabecinhas determinadas opiniões que formamos antes mesmo de qualquer juízo de valor.
Já a descriminação é quando externamos esse preconceito, tenha feito ou não juízo de valor. A partir do momento que excluo uma pessoa, dou tratamento diferente por motivos preconceituosos, ofendo ou mesmo agrido, aí estamos extrapolando os limites da lei e da moral.
Para ajudar na elaboração do pensamento trago exemplo: "Se determinada pessoa tem um preconceito contra uma determinada sexualidade, porém, sempre tratou com respeito, honra e integridade, essa pessoa não merece ser alvo de ataques, embora venha a expressar sua opinião. Ao passo que, se determinada pessoa tem um preconceito com determinada sexualidade e expressa esse preconceito, discriminando, excluindo, dando tratamento diferenciado, agredindo verbal e fisicamente, aí sim, essa pessoa incorre em ato ilícito e imoral.".
O que acontece no mundo la fora, real e virtual, é que as pessoas atacam seus semelhantes que apenas emitem opinião, de igual forma com as que discriminam, sendo que os emissores de opinião são a maioria, e são agredidos gratuitamente, apenas por dizer o que pensam. Por isso cada vez menos temos pessoas expressando opinião, é por isso que o Facebook faz algorítimos que lhe mostram no feed só o que te agrada, para evitar esses conflitos, pois não sabemos lidar com a diversidade de opiniões.
Entendam, o que os outros pensam, é problema deles, se você não gosta é problema seu! Só se manifeste para debater, não para agredir. E se for discriminação, mostre para pessoa que ela está errada, conforme a lei, a moral e os bons costumes.
Seja educado. Seja humilde. Contribua para uma sociedade melhor e não com o caos.