Você não odeia ler!
maio 08, 2019
Quantas vezes você já se perguntou porque não gosta de ler? Provavelmente muitas né? Mas eu tenho a obrigação de lhe contar que você apenas não despertou sua paixão pela leitura.
Para acordar o leitor que há dentro de você é preciso ser apaixonado pela leitura, para isso você tem que devorar livros, para devorar livros, você precisa gostar de ler, para gostar de ler você tem que encontrar o seu livro. Quando digo que deve achar o seu livro, é porque dentre os milhares de livros existentes no mundo, um deles vai mudar sua vida. Qual? Não sei! Mas um livro foi feito para você e essa leitura vai expandir seus horizontes e mudar totalmente sua perspectiva sobre ler.
E como saber quando encontrou esse livro? Fácil! Quando começar a ler e não conseguir parar mais, perder horas de sono para terminar o próximo capitulo, se atrasar pra um compromisso porque esta lendo, quando o tempo voa durante a leitura, quando sentir saudades dos personagens e/ou da história quando o livro acabar. Aí você terá encontrado o seu livro, e a partir daí continue nesse gênero, nessa espécie de leitura que quando se der conta, será um leitor árduo, habilidoso e criará gosto e facilidade com qualquer outra leitura.
A pergunta crucial é: Como encontrar esse livro?
Terá que ler, ler, ler. Pegue um livro em uma biblioteca ou com um amigo e leia, se a leitura começar a ficar chata troque de livro, de gênero e tente de novo. Ficou chato de novo? Repita o procedimento, até encontrar seu livro.
Enquanto escrevo este texto tenho 24 anos e odiava ler até os meus 19. Esse ódio durou de quando aprendi a ler até meus 20 anos. Graças as leituras desastrosas que nos "obrigam" a ler na escola, traumatizei e peguei horror a qualquer tipo de texto durante muito tempo, e como mudou? Aos 20 anos durante a feira do livro aqui na minha cidade encontrei um livro chamado "O Herói Perdido", livro de ficção, com semi-deuses e mitologia grega, achei fantástico, li em dois dias mais de 300 páginas.
Quando terminou fiquei com um sentimento de quero mais, preciso ler mais, aí descobri que esse livro era continuação de outra saga, Percy Jackson e os Olimpianos, que é composta por 5 livros de mais de 200 páginas cada. Explodi de felicidade quando descobri, peguei a saga com uma amiga que tinha e li todos em uma semana, depois descobri os Legados de Lorien, mais 8 livros e assim foi, quando percebi, a leitura tinha se tornado algo rotineiro, algo que eu tinha prazer em fazer. A paixão pela leitura desperta quando se tem prazer em ler e para isso é preciso encontrar o seu livro, a sua história, o seu gênero.
Hoje com 24 anos e 56 livros depois, leio qualquer coisa, de qualquer gênero, por ter adquirido através da paixão a habilidade de ler, habilidade que não ensinam nas escolas, pelo contrario, traumatizam, logo, a criança que pensava odiar leitura, apenas tinha sofrido um trauma e ainda não tinha encontrado o "amor da sua vida".
Ame o que você lê, leia o que você ame, só assim, o prazer vem e a paixão nasce. Quando se der por conta, terá centenas de páginas lidas, livros concluídos e o melhor, seu raciocínio lógico, sua memória, sua imaginação e seu vocabulário estarão acima da média brasileira.
Boa leitura.
Texto inspirado por Pierluigi Piazzi
0 comentários